Leitura do Dia:
Mateus 20: A Graça e o Serviço
Mateus 21: A Humildade e a Santidade
Mateus 22: Amor a Deus e ao Próximo
Resumo
Os capítulos 20 a 22 do Evangelho de Mateus são ricos em parábolas e diálogos que aprofundam a compreensão dos seguidores de Jesus sobre o Reino dos Céus e a identidade do Messias.
Mateus 20: A Parábola dos Trabalhadores na Vinha
Uma nova perspectiva sobre justiça: Jesus conta a parábola de um proprietário de vinha que contrata trabalhadores em diferentes horários do dia, pagando a todos a mesma quantia ao final. Essa história desafia a noção humana de justiça, mostrando que a graça de Deus não se baseia em méritos, mas em Seu livre dom.
O chamado ao serviço: A parábola convida todos a responderem ao chamado de Deus, independentemente de quando se iniciou o serviço. O importante é estar disponível para a obra do Reino.
Mateus 21: A Entrada Triunfal e a Purificação do Templo
O Messias anunciado: Jesus entra em Jerusalém montado em um jumentinho, cumprindo a profecia messiânica. A multidão O aclama como Rei, reconhecendo-O como o enviado de Deus.
A purificação do templo: Jesus expulsa os vendedores do templo, denunciando a comercialização da religião e restaurando o lugar santo para a adoração a Deus.
Mateus 22: Perguntas e Respostas
A autoridade de Jesus: Os líderes religiosos questionam a autoridade de Jesus para ensinar e realizar milagres. Ele responde com uma pergunta sobre o batismo de João, deixando-os sem resposta.
O imposto ao César: Os fariseus tentam prender Jesus em Suas palavras, perguntando se é lícito pagar imposto ao César. Jesus responde com sabedoria, afirmando que devemos dar a Deus o que é de Deus e ao César o que é do César.
O maior mandamento: Um escriba pergunta qual é o maior mandamento da Lei. Jesus responde que devemos amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
A ressurreição dos mortos: Jesus demonstra a ressurreição dos mortos, citando o livro de Êxodo.
Quem é o Cristo? Jesus questiona os fariseus sobre a identidade do Messias, citando os Salmos.
Pontos-chave:
O Reino de Deus: Os capítulos enfatizam a natureza do Reino de Deus, que é diferente do reino humano.
A identidade de Jesus: Jesus se revela como o Messias, o Filho de Deus, e o Rei dos judeus.
O chamado ao discipulado: Os seguidores de Jesus são chamados a negar a si mesmos, tomar sua cruz e segui-Lo.
A importância da fé: A fé em Jesus Cristo é essencial para a salvação.
Em resumo, os capítulos 20 a 22 de Mateus apresentam Jesus como o mestre e Salvador, revelando os princípios do Reino de Deus e desafiando os valores do mundo. As parábolas e os diálogos nesses capítulos continuam a inspirar e desafiar os cristãos ao longo dos séculos.
Aplicando Mateus 20-22 aos Dias Atuais
Mateus 20: A Graça e o Serviço
Graça Imerecida: A parábola dos trabalhadores na vinha nos lembra que a salvação e as bênçãos de Deus são um presente gratuito, não algo que ganhamos por nossos méritos. No trabalho, em relacionamentos ou em qualquer área da vida, podemos nos sentir tentados a comparar nossos esforços com os dos outros e nos ressentir. No entanto, a graça de Deus nos iguala, e o importante é estarmos dispostos a servir.
Chamado ao Serviço: Somos todos chamados a servir, independentemente de quando nos unimos à "vinha" de Deus. A igreja, a comunidade e o mundo precisam de pessoas dispostas a servir, a usar seus dons e talentos para o bem comum.
Mateus 21: A Humildade e a Santidade
Humildade do Servo: Jesus, o Rei, entra em Jerusalém montado em um jumentinho, demonstrando humildade. Como líderes e seguidores, somos chamados a servir com humildade, colocando as necessidades dos outros em primeiro lugar.
Santidade na Igreja: A purificação do templo nos lembra da importância de manter a igreja livre de impurezas e mundanismo. Em nossos relacionamentos e em nossas comunidades, devemos buscar a santidade, afastando tudo o que desonra a Deus.
Mateus 22: Amor a Deus e ao Próximo
O Maior Mandamento: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos é o fundamento da fé cristã. Em um mundo cada vez mais individualista, somos chamados a cultivar relacionamentos autênticos e a buscar o bem-estar dos outros.
A Autoridade de Jesus: Em um mundo com tantas vozes e opiniões, devemos buscar a verdade em Jesus Cristo. Ele é a autoridade final em todas as questões da vida.
Aplicando estes princípios em nossa vida, podemos:
Cultivar uma atitude de gratidão: Reconhecer que tudo o que temos vem de Deus e que não merecemos nada.
Servir aos outros: Buscar oportunidades de ajudar aqueles que estão ao nosso redor, seja na igreja, na comunidade ou em nossas famílias.
Viver uma vida santa: Afastar-se do pecado e buscar a santificação em todas as áreas da vida.
Amar a Deus e ao próximo: Colocar o amor em primeiro lugar em todas as nossas relações.
Buscar a verdade em Jesus: Basear nossas vidas e decisões na Palavra de Deus.
Em resumo, os ensinamentos de Jesus em Mateus 20-22 nos convidam a viver uma vida centrada em Deus, marcada pela graça, pelo serviço, pela humildade, pela santidade e pelo amor. Ao aplicarmos esses princípios em nossa vida cotidiana, podemos experimentar uma vida mais plena e significativa.
Comente abaixo:
"Amarás o teu próximo como a ti mesmo." (Mateus 22:39)
O amor ao próximo é um dos maiores desafios da nossa sociedade. Como você interpreta este mandamento de Jesus em um mundo tão dividido? Compartilhe uma experiência em que você sentiu o impacto do amor ao próximo ou em que precisou de amor.
É lindo ver Jesus perguntando várias vezes "o que vocês querem que eu faça?" Assim como em MT 20:32. Mostra o poder da palavra!
ELE quer se relacionar conosco e se preocupa com o desejo do nosso coração, além de esperar eu dizer o que eu quero, ELE me dá a oportunidade de escolher e pedir. Só um PAI amoroso faz isso. Claro que a vontade DELE, que é boa, perfeita e agradável sempre prevalecerá, mas nos ver bem e gratos a ELE deixa ELE feliz.
Estou aprendendo que preciso escolher o que quero e apresentar ao meu PAI o desejo do meu coração, mesmo ELE sabendo qual é Esse desejo.
Essa ideia me lembra quando eu brincava com nossos filhos quando eram crianças, mesmo tendo em mãos todas as oportunidades de ganhar o jogo eu abria mão da vitória para ver nossos filhos felizes, ganhando e conquistando o que queriam. Isso sempre foi prazeroso pra mim, é SERVIR, é amar ao próximo como a mim mesma (MT 22:37-40). Eu amo isso, JESUS é lindo! No jogo da vida, ELE quer nos ver buscando a aprovação DELE e celebrando nossas conquistas diárias JUNTAMENTE COM ELE.
A paz!
Gratidão pela explicação e pelos devocionais. Tem sido uma experiência incrível participar do grupo de leitura bíblica! Fiquei com duas dúvidas referentes à leitura de hoje.
Primeira: Em Mateus 21, Jesus amaldiçoa a figueira. A figueira representava aqueles que não seguiam os mandamentos de Deus e, por isso, ela foi amaldiçoada?
Segunda: Em Mateus 22, quando Jesus questiona: "De quem o Cristo é filho?" e os fariseus respondem que ele é filho de Davi, Jesus responde dizendo que "Davi O chama de 'meu Senhor', então como Ele pode ser filho de Davi?"
Conforme lemos no dia 1º, José, marido de Maria, é descendente de Davi e, como Jesus é filho de Deus, então ele não pode ser filho de Davi, mas há outras passagens na Bíblia se referindo a Jesus como filho de Davi… As outras pessoas que O chamam de "filho de Davi" estão erradas, e eu interpretei certo o capítulo? Ou a minha interpretação está errada?
Que Deus os abençoe!